Bom dia !!! Vamos iniciar uma série de matérias nas quais procuraremos apoiar os Corretores de Seguros na sua decisão de entrar para a era digital.
Nessa série publicaremos matérias de nossa autoria assim como de outros autores, especialistas e estudos relacionados ao tema mobilidade digital.
“Entrar na era digital me parece ser muito mais uma decisão de “quando” do que “se” devemos ou não aderir a tecnologia de celular. Quando observamos nossos próprios hábitos e de nossos clientes facilmente percebemos que quase tudo converge para a mobilidade, não apenas para as mídias sociais, essas últimas muito mais interessantes para pessoas na busca de informações sobre amigos, famosos e eventos.
Nota-se que os consumidores estão cada vez mais propensos a realizarem tarefas e compras por Aplicativos no seu próprio Smartphone. Acentua-se o uso de APPs que facilitam o dia-a-dia das pessoas onde encontram respostas e soluções para suas necessidades. Soluções tecnológicas em mobile representam mais do que proximidade entre clientes e fornecedores mas também, e isso ainda é pouco percebido, a melhor forma de otimização de trabalho das Corretoras de Seguros.
Acredito que o leitor intuitivamente percebe essa movimentação dos consumidores mas vale reforçar algumas atividades corriqueiras que estão consolidadas no celular das pessoas consumidoras, em maior ou menor escala: Bancos, músicas, trânsito, telefonia, empresas aéreas, cartões de crédito e assim vai. Os Apps praticamente substituíram as máquinas fotográficas, calculadoras, GPS, despertadores, cartas. Os Apps mudaram a forma de chamar um taxi, comprar comida, reservar hotéis, comprar passagens e estão rapidamente substituindo emails e consultas a sites.
Atualmente algumas Seguradoras estão disponibilizando serviços, ofertando vantagens e até mesmo exigindo que clientes baixem seus APPs. Esse movimento é importante pois os consumidores mais rapidamente estarão habituados com seguros diretamente nos seus smartphones. Compras, serviços, informações e acionamento na palma da mão.
Essa tendência é irreversível. Mesmo os clientes nas regiões mais distantes, de qualquer classe social, de praticamente todas as idades migrarão para a facilidade do seguro via APP. É impossível deter essa tendência.
Os Corretores de Seguros devem estar atentos e aderirem o quanto antes a era digital. Ter seu próprio APP com serviços aos Segurados e facilidade para que comprem seguros ou ao menos obtenham cotações de forma simples é algo para ontem.
Sergio Wilson Ramos Junior, profissional de seguros há mais de 35 anos, foi Vice-Presidente de 2 importantes Seguradoras multinacionais, diretor e executivo de outras 2 grandes Seguradoras brasileiras, fez parte de Conselho de Administração e Fiscal de Seguradoras, além de participar órgãos de classe como Sindseg e Fenseg. Ao longo de toda sua carreira viveu ao lado de corretores de seguros pequenos, médios, grandes e multinacionais.